Bottom

A região

Localizada no coração de Portugal, a Região Vitivinícola do Tejo é de direito próprio uma das mais antigas regiões produtoras de vinho de Portugal. O seu nome está inevitavelmente associado ao do rio que a atravessa, o Tejo, que é sem dúvida o elemento dominante desta região, contribuindo de forma decisiva para a excelência dos seus vinhos, quer pelos terroirs onde as vinhas crescem, quer pelo seu clima.

Vinhos certificados

2000

Vinhos certificados

Produtores vinícolas

87

Produtores vinícolas

Prémios nacionais

1510

Prémios nacionais

Prémios internacionais

715

Prémios internacionais

Os vinhos

São muitos os magníficos vinhos produzidos no Tejo. Dos incontornáveis brancos aos reconhecidos tintos, sem esquecer os licorosos ou os espumantes. Todos únicos, mas com características muito próprias que os diferenciam dos demais. Sejam as castas escolhidas ou os terroirs onde as vinhas crescem, cada vinho do Tejo é especial.

Os produtores

Criada em 2008, a Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) conta hoje com mais de 80 associados, entre adegas cooperativas, produtores e engarrafadores, empresas vinificadoras e engarrafadoras da região. A sua principal competência é controlar o cumprimento das regras e a certificação dos vinhos produzidos na região com direito a Denominação de Origem do Tejo (DO do Tejo) e a Indicação Geográfica Tejo (IG Tejo).

Adega de Almeirim

Rua do Matadouro Municipal S/N, 2080-107 Almeirim

Almeirim

adegaalmeirim.pt

A Adega Cooperativa de Almeirim foi fundada em 1958, motivada pela produção de vinhos de superior qualidade. Mais de meio século depois, é um dos maiores produtores em Portugal, com cerca de 2000 hectares de vinha e uma capacidade que ronda os 20 milhões de litros por ano. Nos últimos anos, investiu na exportação, chegando a mercados como a China, a Rússia, a Polónia, a Alemanha, a França, entre outros. E os vários prémios conquistados são a prova de que os vinhos da Adega de Almeirim estão no caminho certo.

Adega Cooperativa do Cartaxo

EN 365-2, 2070-220 Cartaxo

Cartaxo

adegacartaxo.pt

Um grupo de 22 associados fundou, em 1954, a Adega Cooperativa do Cartaxo. Com um investimento contínuo nos recursos humanos e tecnológicos ao serviço da produção vitivinícola, a Adega do Cartaxo tem uma área social na ordem dos 780 hectares e produz anualmente cerca de 9 milhões de litros. Os vinhos tintos representam cerca de 80% desta produção, fazendo parte de uma vasta e diversificada gama de vinhos engarrafados que têm conquistado reconhecimento dos verdadeiros apreciadores.

Adega M. Cordeiro

Rua Principal 42, Foitos 3105-163 Louriça

Louriça

mcordeiro.pt

A Adega M. Cordeiro é a concretização de um sonho de longa data: produzir vinho de grande qualidade utilizando as cuidadosas técnicas do cultivo tradicional. O projeto iniciou em 2004, depois de encontrado o terreno propício e selecionadas as castas que melhor se adaptam aos solos argilosos da região. O resultado são os vinhos de qualidade superior da marca Encosta do Vale Galego. Atualmente as vinhas estendem-se por uma área de 10 hectares dividida pelas vinhas Encosta do Vale Galego, Vinha do Carvalho e Vale da Lapa.

Casa Cadaval S.A.

Casa Cadaval, Rua Vasco da Gama, 2125-317 Muge

Muge

casacadaval.pt

Situada a norte de Lisboa, a Herdade de Muge possui um total de 5.500 hectares, dos quais 45 são de vinha. O encepamento é composto maioritariamente por castas autóctones: Trincadeira Preta, Touriga Nacional, Aragonez, Arinto, Alvarinho e Fernão Pires e, em menor percentagem, de castas estrangeiras, Alicante Bouschet, Cabernet Sauvignon, Pinot Noir e Merlot, utilizadas para a produção dos vinhos desta casa, que se destacam pela sua exclusividade e elegância.

Casal da Coelheira, Soc. Agr. Lda.

EN 118 nº1331, 2205-645 Tramagal

Tramagal

casaldacoelheira.pt

Na primeira metade do séc. XX, a dedicação à produção agrícola de diversas culturas fez com que nascesse um ambicioso projeto no Ribatejo que hoje é a paixão familiar de três gerações.
É num clima mediterrânico temperado e de baixa altitude, que as vinhas se distribuem numa área de 64 hectares, com temperaturas que oscilam ao longo de verões secos e invernos rigorosos, oferecendo condições de solo e clima únicas para a produção de uva de elevada qualidade.

Companhia das Lezírias

Adega - EN118 entre Porto Alto, Alcochete

Alcochete

vinhoazeite.cl.pt

A história da Companhia das Lezírias começa em junho de 1836, no reinado de Dª Maria II, mas foi em 1881 que, com a plantação da primeira vinha, se iniciou a atividade vitivinícola. Desde então a visão, o esforço e o trabalho de muitos tem contribuído para a tornar numa referência da região e do país. Em 2013, a Companhia das Lezírias estabeleceu um compromisso de sustentabilidade na produção dos seus vinhos, concretizando os princípios básicos de uma economia verde: fazer melhor, com um menor impacto ambiental e mais respeito pelo planeta.

Falua Wines

Zona Industrial Lote 56, 2080-221 Almeirim

Almeirim

falua.pt

Falua é sinónimo de uma viagem através do vinho. A Falua foi fundada em 1994 com o objetivo de se afirmar como referência na produção de vinhos da região do Tejo. Ser Falua é viver o vinho com paixão, sabedoria, conhecimento e rebeldia, encontrando caminhos novos para saberes antigos. A conjugação de castas autóctones com castas estrangeiras dá origem a experiências enriquecedoras, que conjugam o território e o saber-fazer acumulado com a inovação e a ambição. Não são apenas vinhos, mas pedaços de uma história que se revela em cada garrafa.

Enoport Wines

Rua Mariano de Carvalho, Apartado 215, 2040-901 Rio Maior

Rio Maior

enoport.pt

O Grupo Enoport Wines resultou da união de algumas das mais antigas e prestigiadas empresas de vinho portuguesas - Adegas Camillo Alves, que viria a dar origem ao Grupo Enoport Wines, as Caves Monteiros e Cavipor, Caves Dom Teodósio, Caves Velhas, Caves Moura Basto e Caves Acácio - todas elas com cariz familiar e cada uma detendo uma especialidade vincada e definida que lhes valeu o reconhecimento nacional e internacional.

Hugo Mendes

Rua Trás do Muro nº 3, 2000-605 Ribeira de Santarém

Ribeira de Santarém

twawine.com

Estudou Engenharia Biotecnológica mas a paixão pelos vinhos falou mais alto e desde a vindima de 2006 que se dedica por inteiro à enologia. Amante da comunicação da arte aos consumidores, é presença habitual nas redes sociais desde 2008, altura em criou um blog dedicado a mostrar o lado de dentro da produção vinícola. Tornou-se produtor em nome próprio na vindima de 2016, tendo para isso realizado o primeiro crowdfunding, em Portugal, para financiamento de um vinho.

Quinta da Alorna Vinhos, Lda.

Quinta da Alorna, 2080-187 Almeirim

Almeirim

alorna.pt

Com 160 hectares e próximas do rio Tejo, as vinhas da Quinta da Alorna beneficiam de uma boa amplitude térmica, fator determinante para a qualidade das suas uvas. Na quinta, a produção assenta em castas como Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Fernão Pires, Arinto e Chardonnay, produz os seus vinhos com recurso a novas tecnologias de vinificação. O resultado são produtos com a qualidade, excelência e competitividade que o mercado exige.

Quinta da Badula

Rua do Casal Apartado 101, Arrouquelas 2040-031 Rio Maior

Rio Maior

quintadabadula.com

A Quinta da Badula é uma empresa familiar que nasceu de uma paixão partilhada por uma família: a paixão pelo vinho. Situada no concelho de Rio Maior, a quinta beneficia de ótimas condições climatéricas, geológicas e hídricas, com solos favoráveis à produção de vinhos de altíssima qualidade. As castas tintas plantadas são Touriga Nacional, Castelão, Alicante Boushet e Syrah, e as brancas Fernão Pires, Alvarinho, Arinto, Moscatel-graúdo e Chardonnay. Harmonizar a tradição e a inovação é uma das receitas para o êxito dos vinhos Quinta da Badula.

Quinta da Lapa

Quinta da Lapa, 2065-360 Manique do Intendente

Manique do Intendente

quintadalapa-wines.com

A Quinta Nossa Senhora da Conceição da Lapa foi fundada há mais de 300 anos, entre as férteis colinas a leste da Serra de Montejunto onde vinho, cultura e história correm juntos desde sempre. A complexidade dos solos e a diversidade de exposições são atributos que definem o berço perfeito para vinhos vibrantes e expressivos. O “terroir” único confere um caráter que os diferencia pela grande frescura e potencial de envelhecimento.

Quinta da Ribeirinha

Rua Bispo D. António de Mendonça nº17, 2000-533 Póvoa de Santarém

Póvoa de Santarém

quintadaribeirinha.com

Próximas de antigas vilas e castelos, as vinhas e olivais da Quinta da Ribeirinha crescem num contexto unico para a produção de vinhos. A obra é da família Cândido que, em três gerações, soube tirar o melhor partido do solo argilo-calcário, clima mediterrâneo seco com exposição da vinha maioritariamente a sul. A estas características, aliou a inovação e tecnologia da produção integrada, com uso mínimo de químicos e total respeito pela vinha e pela natureza envolvente.

Quinta do Casal Monteiro,Lda

Estrada Municipal 1, 2080-201 Almeirim

Almeirim

casalmonteiro.pt

Estabelecida em 1979, a Quinta do Casal Monteiro produz edições limitadas de vinhos oriundos exclusivamente da vinha própria. A vinha está plantada sobre solo fértil de aluvião em plena Lezíria do Tejo. Estas condições vitícolas, aliadas às características do clima sub-Mediterrâneo e à proximidade do rio Tejo, conferem aos nossos vinhos uma identidade muito própria, apresentado em geral boa concentração, excelente acidez e boa aptidão gastronómica.

Santos & Seixo Wines

Quinta do Outeiro nº 186, 5030-320 Medrões

Medrões

santoseseixo.pt

A história da Santos & Seixo Wines começou com duas famílias amigas de longa data, que compartilhavam a paixão pelo vinho e a ambição de construir um legado.
Trata-se de um projeto que ambiciona apresentar vinhos de grande qualidade, originários de várias regiões vitivinícolas de Portugal. Na Região do Tejo, apostaram na Encosta do Sobral, localizada nas vinhas mais a norte da região de Tomar, que se distinguem pelos terrenos xistosos e uma localização privilegiada.

Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima, SA

Estrada da Caneira nº 91, Vale Coelho 2050-198 Aveiras de Cima

Aveiras de Cima

sivac.pt

A Sociedade Ideal de Vinhos de Aveiras de Cima, SA, fundada em 1974, colocou desde sempre a experiência e a tradição ao serviço da qualidade dos vinhos. Atualmente, é uma empresa que produz, acondiciona e comercializa vinhos tintos, brancos, rosés, vinhos licorosos e aguardentes bagaceiras nos mercados nacionais e continentes africano, europeu e americano. O ideal da SIVAC é a qualidade e serviço na área do vinho, conjugando novas técnicas e equipamentos com os saberes tradicionais.

Onde comprar

Saboreie um bom copo de vinho, sem sair de casa. Conheça as garrafeiras ou pontos de venda de vinhos que fazem entregas em casa, para todo o país.

4wine
Adega Alentejana
Boníssima
Bretas
Carrefour
Conceito Português
Deli Divinos
DLP
Emporium Bocaiúva
Escritório das Bebidas
Espírito do Vinho
Evino
GBarbosa
Griffe dos Vinhos
Supermercados Mambo
Marche
Mega Adega Kanguru
Mercearia da Praça
MinhaBebida.com
O Português
Lojas Pão de Açúcar
Perini
Prezunic
Quinta do Marquês
Rancho Português
Supermercados Real
Recibom
RM Express
Tenda Atacado
Verdemar
Vino Mundi
Wines and Roses